A Responsabilidade é Sua!

O aquecimento global aumenta todo ano, o lixo cresce sem parar em todos os lugares e o meio ambiente parece estar cada vez mais perto de um colapso. E você vive se perguntando o que tem a ver como isso? TUDO. Afinal, a Responsabilidade é Sua!

Nesta nova coluna, além de contribuirmos de certa forma com nosso Planeta, temos o objetivo de dar dicas e sugestões para um cotidiano mais sustentável e menos poluente.

Hoje, a dica é de uma prática muito simples, mas caso não aplicada pode contaminar um bem muito precioso: a água.

Óleo de Cozinha: nunca jogue pelo ralo da pia ou em redes de esgoto jamais

Você sabia que cada litro de óleo de cozinha despejado em redes de esgoto contamina cerca de 20 mil litros de água – alguns dizem até um milhão de litros? Não? Portanto, jamais use o ralo de sua pia para se livrar desse óleo de fritura.

As águas dos esgotos, em sua grande maioria, acabam em rios e mares e, com uma fina película impede a oxigenação e a entrada de luz nesses lugares, poluindo esses locais, afetando grande parte do habitat e das cadeias alimentares aquáticas.

Além disso, a substância compromete o funcionamento das estações de tratamento de água, provocando entupimentos, refluxo de esgoto e até rompimentos tubulares devido à acumulação de gordura e óleo, o que em dias chuvosos contribui para grandes enchentes.

Se não bastasse tudo isso, para limpar e desentupir essas estações de tratamento é necessário a utilização de produtos altamente tóxicos e com excessivos componentes químicos, o que também prejudica a qualidade da água.

Todo esse óleo que pode prejudicar rios e mares ainda pode ser reciclado. Muitas empresas transformam-o em biodiesel, sabão, entre outros produtos que podem ser novamente utilizados.

oleo

Você não sabe o que fazer com o óleo de cozinha que sobrou?

Uma das alternativas são os postos de coleta do da Grupo Pão de Açúcar. Sempre após o uso do óleo de cozinha, coloque-o em garrafas pets e vede-as. Depois é só procurar uma das unidades coletoras e entregar.

O Instituto Akatu, em seu site, disponibiliza uma lista com mais de 150 postos de coleta, espalhados por 11 estados brasileiros. Clique aqui e veja onde é o mais próximo de você.

E não se esqueça: Melhorar o Planeta é seu dever e a Responsabilidade é Sua!

Post: Diego Duarte

Deixe um comentário